SOBRE

O SOM DA PALAVRA

O projeto “O Som da Palavra” teve início no momento em que o professor André Gaby, fundador do projeto, retornou do mestrado em Canto Gregoriano. A orientação de seu professor, Fulvio Rampi, era a seguinte: primeiro cante, depois fale sobre o canto gregoriano.Assim ele fez: montou um coro acadêmico de canto gregoriano, projeto de extensão na Universidade Federal do Pará  (onde o mesmo é docente), com o intuito de fazer apresentações “artísticas” periódicas com o repertório gregoriano. A primeira ocorreu no fim do ano de 2013 e as mesmas perduraram até 2018, quando o mesmo se afastou para cursar doutorado. Paralelamente, o canal do Youtube foi inaugurado e no mesmo foram inseridos vários vídeos com interpretações do repertório coletados pelo professor, ao longo de seu mestrado e gravações das apresentações que realizava com a recém fundada Schola Gregoriana “Ad te levávi”.

Em 2015, com a visita do Mons. Marcos Pavan a Belém para visitar o grupo que conduzia a celebração da missa na forma extraordinária e ministrar oficina no Encontro Internacional de Canto Gregoriano de Belém, evento organizado como ação vinculada ao projeto do professor André Gaby, o título “O Som da Palavra” veio à tona. 

 A expressão foi cunhada também pelo seu professor, quando esteve em Belém com o grupo Cantori Gregoriani, para apresentações e palestras. O próprio Rampi recordava do evento (que ocorreu em 2005), durante as aulas do mestrado e dizia que a expressão em português soava aos seus ouvidos muito mais bonita do que em italiano: Il Suono della Parola.

Mas ganhou mesmo uma maior repercussão local graças  ao evento, amplamente noticiado nos meios de comunicação locais. 

o canto gregoriano é a contextualização litúrgica da interpretação sonora da Palavra. Significa que a Palavra não deve ser somente interpretada e cantada, mas sobretudo deve ser contextualizada: a Palavra torna-se evento litúrgico, colocando-se, por isso, no coração da experiência eclesial. Atenção: a Palavra não é colocada simplesmente no interno da liturgia, mas torna-se ela mesma liturgia. O “canto próprio da liturgia” é exatamente “liturgia própria no canto”.

Citação que marque sua personalidade

ANDRÉ GABY

O Prof. André Gaby é o fundador do projeto o som da palavra. 

Possui mestrado em canto gregoriano pelo Conservatório de Turim (Itália, 2012) na classe do prof. Fulvio Rampi. Dedica-se desde então à divulgação do canto gregoriano no meio acadêmico e cultural, regendo coros de gregoriano como a Schola Gregoriana “Ad te levavi” e o Coro “Vox Cordis Mariae. 

Em 2015 organizou o “Encontro Internacional de Canto Gregoriano de Belém”, que contou com a presença do atual regente da Capela Sistina, Mons. Marcos Pavan, como palestrante. Em 2017, coordenou as apresentações da Schola Gregoriana “Ad te levavi” no XXX Festival Internacional de Música do Pará, sob a direção de Juan Carlos Asensio (Espanha). Em 2019 serviu como corista no coro da missa da administração apostólica (São Paulo – SP) celebrada na forma extraordinária, sob a direção de Renato Odo. 

Ministrou diversas oficinas e palestrou sobre canto gregoriano e música sacra em diversas ocasiões nas cidades de São Paulo, Salvador, Cuiabá. Já participou de cursos com os seguintes gregorianistas: Juan Carlos Asensio, Dom Alberto Turco, Giovanni Conti, Alessandro de Lillo, Ricardo Zoja, Manuel Alberto Díaz-Blanco, Mariusz Bialkowsky, P. Juan Pablo Rubio Sadia e P. José Ignacio González Villanueva.

Contribua com o nosso projeto

Para contribuir conosco é muito simples: basta assinar nossos cursos e dessa forma se tornar membro da comunidade de alunos do projeto. Clique abaixo para maiores informações.